top of page

IMPACTOS

O principal objetivo do desenvolvimento de vias complementares, especialmente do patrocínio comunitário, é garantir a proteção de refugiados e das suas famílias, facilitando soluções de integração. Estes programas têm o potencial de aumentar as oportunidades e perspetivas para todos os que necessitam de proteção internacional, permitindo que possam viver protegidos e em segurança. 

Além de números e impactos, o patrocínio comunitário pode desenvolver e introduzir novas metodologias e parcerias ao processo de acolhimento e integração. Podendo, igualmente, proporcionar abordagens sustentáveis a longo prazo, que não necessitam de ser desenvolvidas continuamente para cada crise que emerja.

O patrocínio comunitário tem muitos impactos positivos tanto para os refugiados como para as comunidades locais, transformando a vida de todos os envolvidos. Há muitos benefícios associados ao patrocínio comunitário, como:

  • Fortalecer o sistema internacional de proteção e asilo no seu todo, aumentando as oportunidades de vias de admissão regulares e seguras. Por meio das soluções duradouras, é um meio de aliviar a pressão nos países na linha da frente do acolhimento e asilo.

  • Uma integração mais holística e sustentável, permitindo uma inclusão local efetiva com o aumento das possibilidades de alojamento, emprego e da aprendizagem do português. Tal acontece pois os refugiados conseguem tirar um melhor partido das oportunidades que lhes são oferecidas, graças à proximidade e aos esforços da comunidade de acolhimento que, na maioria dos casos, se converte em algo mais do que apenas vizinhos.

  • Uma melhor integração das comunidades de não-nacionais, levando automaticamente a uma melhor coesão social, promovendo interações positivas entre a população.

  • O aumento da partilha de responsabilidades entre as comunidades locais e as entidades de acolhimento estabelecidas a nível nacional, permitindo aos cidadãos e às comunidades locais ser parte ativa do acolhimento de refugiados, podendo melhor controlar os processos de integração local, desenvolvendo, ao mesmo tempo, infraestruturas e serviços de integração que beneficiam toda a comunidade.

  • Desenvolvimento de competências, através da capacitação e do trabalho conjunto, levando a um empoderamento das comunidades locais, fortalecendo relações e ligações entre todos os envolvidos. 

  • Capitalizar ao máximo a vontade, capacidade, compromisso e redes de contactos de cidadãos e organizações que querem ajudar

  • Aumento da consciencialização sobre refugiados, levando a um incremento de perceções positivas e combatendo narrativas negativas baseadas em sentimentos xenófobos e anti-imigração.

  • Capitalização dos impactos positivos das migrações, como por exemplo no âmbito da escassez laboral, do envelhecimento populacional, da desertificação e da diversidade, entre outros.

  • Comunidades mais unidas, acolhedoras, inclusivas e resilientes.

  • Fazer uma diferença mais profunda do que donativos ou até voluntariado!

 

Solução

A partilha de responsabilidades e a solidariedade internacional associadas ao patrocínio comunitário, permitem que este seja uma solução sólida e duradoura para a(s) crise(s) humanitária global de refugiados.

Integração

O envolvimento e o apoio da comunidade de acolhimento permitem uma integração mais holística e sustentável das famílias recém-chegadas, conseguindo melhores resultados e efeitos a longo-prazo.

Coesão

O patrocínio comunitário une e  empodera as comunidades locais, desenvolvendo competências através da capacitação e do trabalho conjunto, permitindo melhorar serviços e infraestruturas que beneficiem toda a população.

Sensibilização

As relações criadas aumentam a consciencialização sobre os refugiados e os desafios que enfrentam, combatendo narrativas negativas e criando comunidades mais unidas, resilientes, acolhedoras e inclusivas.

bottom of page