top of page

A ComUnidade apresentou o seu trabalho no maior evento global de patrocínio comunitário, em Lisboa

O evento Global Gathering for Sponsorship reúne os maiores peritos a nível global no âmbito do patrocínio comunitário e privado, acontecendo anualmente. Este ano Lisboa foi a cidade escolhida para receber o evento e a ComUnidade, como parceira e entidade implementadora do programa em Portugal, apoio o seu desenvolvimento, em colaboração com os organizadores Global Refugee Sponsorship Initiative e Amnistia Internacional.


Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Encontro global reuniu atores de todo o mundo envolvidos no patrocínio e no acolhimento comunitário, num ambiente de cuidado mútuo, apoio e criatividade. É uma oportunidade para parceiros e organizações se reconectarem e fazerem novas conexões, partilhar aprendizagens e co-criarem soluções. Esta é uma oportunidade única para explorar como podemos libertar o potencial do patrocínio comunitário e do acolhimento liderado pelas comunidades.


O evento centrou-se em temas como a monitorização, as relações com as entidades governamentais, a mobilização e a diversidade de patrocinadores, o patrocínio nomeado (named sponsorship), a mudança de narrativas e o apoio centralizado no bem-estar. A equipa da ComUnidade apresentou o percurso feito para a implementação do programa de patrocínio comunitário em Portugal, desde o planeamento e desenvolvimento até à sua implementação. As conquistas feitas a nível nacional com o estabelecimento do primeiro programa de patrocínio comunitário em Portugal, assim como o desenvolvimento da mais recente via sob o patrocínio nomeado, foram amplamente elogiadas e celebradas pelos organizadores e por todos os participantes. Saímos do Encontro com a convicção e a certeza da realização de um trabalho bem-feito, estruturado e eficiente que conseguiu atingir os objetivos previstos de forma eficaz e sustentável. Mais uma vez, este evento permitiu colocar todo o trabalho da ComUnidade numa esfera internacional, sendo reconhecido como um modelo a seguir.


O Encontro reuniu mais de 130 participantes de mais de 23 países de quatro continentes, tendo sido o maior e mais diversificado encontro até hoje. O evento altamente participado conseguiu desenvolver os próximos passos na mobilização e capacitação das comunidades para responderem de forma capaz, eficiente e concertada ao apelo humanitário da proteção internacional, pelo mundo inteiro.


Apresentação do trabalho da ComUnidade no Global Gathering for Sponsorship. GRSI/Barialia Khoshal.


Tags:

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page