top of page

A participação efetiva foi o tema de debate e de trabalho conjunto no 5º Encontro das OSC

O 5º Encontro das Organizações da Sociedade Civil para o Patrocínio Comunitário decorreu na manhã de dia 21 de novembro, na Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, reunindo mais de 15 participantes de entidades-chave do patrocínio comunitário e do acolhimento de refugiados.


Mais uma vez, organizações que trabalham para a inclusão de refugiados, associações de refugiados e pessoas com experiências vividas de refúgio juntaram-se para debater a participação de refugiados. Criaram, depois, soluções conjuntas, através de dinâmicas participativas, para os desafios da participação efetiva de refugiados no desenvolvimento e implementação do programa de patrocínio comunitário, sugerindo ideias e ferramentas para a inclusão de todos os envolvidos.

Apresentação do ComParte sobre participação ativa de migrantes.

À semelhança do encontro anterior, convidámos os nossos amigos do ComParte que são peritos em participação, para apresentarem o seu trabalho e algumas recomendações para incluir pessoas refugiadas de forma significativa no desenvolvimento e implementação de programas. Neste âmbito apresentaram o mais recente Toolkit para uma Participação Ativa de Pessoas Migrantes, contendo exemplos de práticas e recursos para aplicar para uma maior e mais eficiente participação.


Como já é habitual, as ideias e observações resultantes do trabalho conjunto serão publicadas num guia dedicado ao tema da participação, que ficará disponível nos nossos recursos.


Participantes do 5º Encontro das Organizações da Sociedade Civil para o Patrocínio Comunitário.







Tags:

20 visualizações0 comentário
bottom of page