top of page

Grupos patrocinadores portugueses e irlandeses partilham experiências em encontro transnacional

Depois de algumas horas de viagem, a Ana, a Elisabete e a Matilde chegaram a Cloughjordan, onde foram recebidas com muitos sorrisos, histórias e perguntas e, até houve espaço para um delicioso caril feito apenas com ingredientes locais. Elas fazem parte do grupo patrocinador Chaves Acolhe, com a parceria da associação Soul Frater, e viajaram até ao país do trevo para se encontrarem com grupos patrocinadores irlandeses e poderem conhecer outras realidades, partilhar experiências e aprender boas práticas. Este encontro transnacional foi proporcionado pelos nossos parceiros Amnistia Internacional Irlanda e The Open Community, com o apoio da ComUnidade.


A primeira paragem foi precisamente a ecovila de Cloughjordan, a cerca de 2 horas de Dublin, onde um grupo de locais está a apoiar uma família da Síria desde junho, com o apoio da organização Doras. Após uma visita guiada à pitoresca vila, o grupo pôde conhecer outros patrocinadores num almoço conjunto. De seguida ambos os grupos puderam apresentar o seu progresso, tirar dúvidas e partilhar lições aprendidas. No final, a família teve a oportunidade para falar sobre o seu percurso e dar a sua perspetiva sobre o patrocínio comunitário e como este pequeno grupo, nesta pequena vila "os salvou". Nas palavras de Matilde Neves do grupo Chaves Acolhe "ouvir os testemunhos das famílias acolhidas, na primeira pessoa, foi muito importante, pois nós tínhamos apenas a referência da nossa família de acolhimento. Isto fez-nos perceber que existem aspectos comuns a todas as famílias, dissipando algumas das nossas dúvidas e receios."

Partilha entre o grupo Chaves Acolhe e o grupo patrocinador de Cloughjordan e a família que estão a apoiar.

Seguiu-se a vila de Baltinglass, a cerca 1:30h de Dublin, que já tem tradição em acolher refugiados e em patrocinar famílias refugiadas. O grupo de Baltinglass está, neste momento, a apoiar uma família síria, com o apoio da Cruz Vermelha Irlandesa. Foi muito interessante conhecer o seu percurso e, em especial, poder conhecer um dos elementos do grupo que é também da Síria e que partilhou várias curiosidades e boas práticas culturais.

O grupo Chaves Acolhe encontra-se com o grupo patrocinador de Baltinglass.

Este tipo de encontros são de extrema importância para os patrocinadores se poderem conhecer e partilhar histórias e conhecimentos. Ambos os lados puderam constatar que as dificuldades, as dores e os impactos são transversais a todos. Para a Ana, a Elisabete e a Matilde "foi muito importante tomar consciência de que o que realmente faz a diferença são as pessoas que recebem e acolhem, essencialmente com o coração, muito mais do que o país em que estão."



75 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page