No passado dia 22, as organizações da sociedade civil juntaram-se, uma vez mais, para trabalhar em conjunto a implementação do 1º programa de patrocínio comunitário em Portugal. Este 4º Encontro decorreu no Kübe, em Lisboa e contou com a presença de mais de 15 participantes de organizações que trabalham no acolhimento e na integração de refugiados em Portugal.
À semelhança dos encontros anteriores, foi trabalhado um tema específico, desta feita a mobilização comunitária e o recrutamento de patrocinadores. A mobilização e o recrutamento de patrocinadores é o primeiro passo, essencial para estabelecer o apoio local a uma família refugiada. Este é um dos pilares do programa de patrocínio comunitário, sendo um dos maiores desafios.
Isabel Martins da Silva da MEERU Abrir Caminho foi a oradora convidada e partilhou o trabalho da MEERU e do seu projeto Aproxima e da importância da comunidade local para a inclusão de refugiados.
Após a sua exposição, o grupo refletiu em conjunto sobre estratégias, abordagens e ferramentas para a mobilização comunitária, através de uma dinâmica participativa.
O trabalho de todos os participantes neste 4º Encontro possibilitou a identificação de estratégias e soluções para a mobilização para o patrocínio comunitário. Os contributos foram extremamente úteis para a construção do primeiro programa de patrocínio comunitário no nosso país e serão incluídos na elaboração de um guia sobre mobilização comunitária e recrutamento de patrocinadores, a sair no último trimestre deste ano.
O 5º Encontro continuará este processo de construção conjunta, seguindo uma abordagem participativa e holística para trabalhar as questões da representação significativa. Como já vem sendo habitual, este realizar-se-á em novembro de 2023.
Commentaires