top of page

Organizações reúnem-se no Porto para pensar o Patrocínio Comunitário

Foi na terça-feira passada, dia 22 que mais de uma dezena de organizações se reuniram para pensar e construir em conjunto a estratégia de patrocínio comunitário em Portugal. Desta vez o Encontro tomou lugar no ISCAP no Porto, reunindo técnicos de organizações e académicos que trabalham o acolhimento e a integração de refugiados.

Neste 3º Encontro foram trabalhadas as questões da construção e manutenção da autonomia dos refugiados, com foco no período de transição após o término do programa. Esta é uma questão de extrema importância pois um dos principais objetivos do patrocínio comunitário é a autonomia e a independência das famílias refugiadas a serem patrocinadas. Não obstante, a concretização desta autonomia revela-se ser um dos elementos mais difíceis a atingir.

O trabalho de todos os participantes neste 3º Encontro possibilitou a identificação de barreiras e potenciais desafios à concretização da autonomia, assim como ao debate de diversas estratégias para o grupo patrocinador poder ajudar a construir e a manter a autonomia da família. Os contributos foram extremamente úteis para a construção do primeiro programa de patrocínio comunitário no nosso país e serão incluídos na elaboração de um guia para a autonomia, a sair no primeiro trimestre do próximo ano.

O 4º Encontro continuará este processo de construção conjunta, seguindo uma abordagem participativa e holística e realizar-se-á, como já é habitual, em junho de 2023.


3º Encontro das Organizações da Sociedade Civil para o Patrocínio Comunitário

Tags:

22 visualizações0 comentário