top of page

Primeira família refugiada acolhida em Portugal sob o programa de Patrocínio Comunitário

O entusiasmo misturado com alguma ansiedade tomava conta de Matilde e Elisabete - do grupo patrocinador Chaves Acolhe - enquanto esperavam que a família chegasse ao aeroporto de Lisboa. Este é o culminar de um trabalho de preparação, que começou há quase um ano atrás, e que juntou 12 voluntários decididos e empenhados em fazer algo que irá transformar a vida de uma família refugiada, ajudando a mitigar a crise humanitária de refugiados, uma família de cada vez.

Primeira família patrocinada em Portugal, reúne-se com os elementos do grupo patrocinador Chaves Acolhe, no aeroporto de Lisboa.

Depois de algum tempo à espera, a família iraquiana chega ao terminal, após uma longa viagem de quase 20 horas, para os retirar da Turquia. Cansados e tímidos, mas com um grande sorriso foram apresentados aos elementos do grupo patrocinador, entre muitos "thank you". "Muito obrigada! Estamos há 9 anos há espera disto. Agora podemos recomeçar" dizia Miriam, a jovem mãe.

Este é o primeiro grupo patrocinador a constituir-se em Portugal. Sob a alçada da ComUnidade, o grupo recebeu capacitação e orientação, para poder apoiar eficazmente o acolhimento e a inclusão de uma família refugiada em Chaves. A parceria com a associação Soul Frater tem sido essencial para o trabalho do grupo patrocinador, especialmente na sensibilização e mobilização da comunidade local. Nos últimos meses conseguiram mobilizar mais de 40 atores locais para um evento de angariação de fundos, tendo também envolvido as escolas, os serviços e as Autoridades Locais nas suas atividades e planos.

Assim que chegou a Chaves, a família foi imediatamente colocada numa casa própria, assegurada pelo grupo patrocinador, podendo contar com o total apoio do grupo em relação à inscrição nos serviços públicos locais, à introdução das crianças na escola, à aprendizagem do português, à procura de emprego, à orientação à cultura portuguesa, navegação no sistema e adaptação à sociedade. No fundo, a família terá algo essencial para se conseguir melhor adaptar e integrar a sociedade portuguesa - uma rede de apoio. Este é um elemento que frequentemente falta a muitas famílias quando chegam a Portugal

A equipa ComUnidade está presente em todo o processo do patrocínio comunitário.

Para a Alta Comissária da Migrações Sónia Pereira, "este é um momento histórico no acolhimento em Portugal", sendo uma via para ajudar a salvar mais vidas, colocando a sociedade portuguesa a apoiar a inclusão de refugiados. Para nós, ComUnidade, este é um momento marcante, sendo o concretizar de um trabalho de mais de dois anos, para a implementação do primeiro programa de patrocínio comunitário em Portugal.


* Por questões de segurança e privacidade, os nomes dos elementos da família foram alterados.

71 visualizações0 comentário
bottom of page