top of page

QUEM SOMOS

A ComUnidade é uma iniciativa de inovação social desenvolvida pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR) para impulsionar, desenvolver e apoiar programas de patrocínio comunitário de refugiados (PCR) em Portugal. 

A ComUnidade nasce a partir do projeto Vitality & Engagement - Developing Communities, co-financiado pelo Fundo para o Asilo, Migração e Integração da União Europeia (AMIF) e coordenado pela Amnistia Internacional Irlanda, que tem como objetivo apoiar a implementação de esquemas de patrocínio comunitário com vista à replicabilidade de programas sustentáveis nos países parceiros - Portugal e Irlanda - assim como nos restantes Estados-Membros da União Europeia. 

Desenvolvemos sessões de sensibilização sobre a proteção internacional, refugiados e o PCR, assim como ações de capacitação para patrocinadores. Apoiamos a constituição de grupos patrocinadores e o seu trabalho, durante todo o processo de patrocínio, ou até à autonomia da família. Também oferecemos espaços de partilha e de aprendizagem mútua, através de redes de pares nacionais e internacionais, para todos os envolvidos, assim como para as entidades parceiras. 

Os nossos objetivos são:

  • Fornecer informação de qualidade, orientação, apoio, formação e capacitação a potenciais e novos membros e patrocinadores

  • Facilitar as interações nacionais e transnacionais garantindo aprendizagens mútuas e transferências de conhecimento, incentivando uma abordagem holística por parte de toda a sociedade

  • Apoiar esquemas de patrocínio comunitário, orientando e apoiando nos processos de implementação

bottom of page