top of page

Programa de capacitação da ComUnidade apresentado como uma boa prática no encontro da EUAA

A sexta reunião do Grupo do Patrocínio Comunitário da Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA) teve lugar em Dublin, nos dias 23 e 24 de maio para trabalhar as questões de mobilização e retenção de patrocinadores, focando-se na capacitação e no apoio aos grupos. O encontro reuniu representantes dos Estados-membros, da UE, do ACNUR, do MIP e das organizações da sociedade civil. Os participantes trabalharam conjuntamente e partilharam boas práticas e lições aprendidas na implementação dos programas de patrocínio comunitário nos seus países.

Participantes da reunião do Grupo dedicado ao Patrocínio Comunitário da EUAA.

Foi neste contexto que a equipa da ComUnidade foi convidada a apresentar o seu projeto de capacitação - através do Curso de Capacitação para o Patrocínio Comunitário (CPCR) e das sessões ComViver. O curso CPCR é considerado uma boa prática pela sua metodologia, alcance e resultados. A primeira edição realizou-se em maio de 2022, tendo tido, até ao momento, 4 edições. O CPCR é um curso certificado, em formato b-learning e com uma duração de 27 horas, ao longo de 6 módulos semanais e de uma sessão presencial. O curso segue uma metodologia baseada em métodos participativos, expondo factos e teorias e motivando o envolvimento dos formandos através de atividades e jogos e da sua participação e partilha de vivências e dúvidas no fórum específico. Os módulos apresentam o patrocínio comunitário e todas as questões associadas, abordando temas essenciais como: a comunicação intercultural; a aprendizagem do português; o trauma e os seus efeitos; a salvaguarda dos mais vulneráveis; a harmonia e bem-estar do grupo patrocinador. A sessão presencial constitui o culminar de todo o trabalho realizado, dando espaço à voz e visão de refugiados através de uma sessão participativa que explora as causas, os processos e os desafios das deslocações forçadas, através de 5 testemunhos. Tendo tido uma avaliação extremamente positiva, o curso certificou 123 formandos, tendo 100% destes expressado vontade em participar de alguma maneira nas iniciativas de patrocínio comunitário.

A 5ª edição do CPCR será em setembro, com vagas limitadas, por isso esteja atento às nossas redes e divulgações!

Sessão presencial do CPCR 4 no Porto.

As sessões ComViver são dirigidas a técnicos e a quem acolhe em ambiente familiar pessoas em situação de emergência, especificamente da Ucrânia e do Afeganistão. Todas as sessões são adaptadas ao contexto, tendo uma duração aproximada de 5 horas. Mais de 45 pessoas já participaram nas sessões presenciais, sendo maioritariamente técnicos de organizações e de autoridades locais em mais de 5 municípios.

Inscreva-se nas sessões ComViver para saber as questões essenciais quanto ao acolhimento de refugiados, salvaguardando-os e guiando quem acolhe para que possam prestar um apoio eficiente que garanta a segurança e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas. Diga-nos o local onde pretende que a sessão se realize, assim como a sua disponibilidade e/ou questões que gostaria de abordar e entraremos em contacto consigo para definir promenores.


Sessão ComViver na Universidade de Aveiro.



22 visualizações0 comentário
bottom of page