"NÃO É POSSÍVEL MEDIR O IMPACTO DO PATROCÍNIO COMUNITÁRIO, POIS HÁ TANTOS ASPECTOS POSITIVOS: UNE AS PESSOAS AO FORNECER UM CAMINHO PARA EXPRESSAR GENTILEZA, DEMONSTRAR AMOR E DAR APOIO."
JANET
Irlanda
Em 2019 fui abordada pelo padre da minha comunidade que me convidou a participar numa reunião sobre o Patrocínio Comunitário. Eu não sabia bem o que é que era, sabia que tinha a ver com acolher refugiados e apoiá-los no que precisavam. Em 2015, o mundo assistiu a imagens muito tristes de migrantes a atravessar o mar e acho que todos gostariamos de ser uma pedra imóvel e não sermos tocados pelo que estava a acontecer à nossa volta. Não hesitei em me envolver e para mim era uma questão de humanidade partilhada. Nenhuma família pode chegar a uma comunidade se não tiver apoio e recursos para se sustentar.
Vivemos numa comunidade de cerca de 2.500 pessoas muito ativas, com muito espírito comunitário e as pessoas só queriam envolver-se. Depois de uma reunião inicial de informação, o nosso grupo de 10 foi formado e começámos a analisar os aspectos práticos do plano de acolhimento e a angariação de fundos.
Quando a família chegou, foi uma alegria vê-los. Éramos poucos em casa para receber a família quando eles chegassem para não sobrecarregá-los, pois não pudemos ir ao aeroporto por causa do Covid-19. Mas na semana seguinte, todo o grupo reuniu-se com a família.
"NÃO HESITEI EM ME ENVOLVER E PARA MIM ERA UMA QUESTÃO DE HUMANIDADE PARTILHADA. NENHUMA FAMÍLIA PODE CHEGAR A UMA COMUNIDADE SE NÃO TIVER APOIO E RECURSOS PARA SE SUSTENTAR."
O Patrocínio Comunitário permite que possa ajudar no nível local e todos têm algo para dar, nem é preciso ter competências especiais, só é preciso ter um coração. Tínhamos uma mulher no grupo que era mais idosa e que não conseguia aceder à Internet, por isso não podia participar das chamadas Zoom, mas o impacto que ela teve ao ligar para a família para tomar chá e conversar e brincar com as crianças foi fantástico.
Houve alguns desafios, mas trabalhámos neles e agora estão bem resolvidos. Conversamos sobre as coisas e trabalhamos nelas e por isso conseguimos superar os problemas que enfrentamos. Somos uma boa equipa e somos todos muito honestos e abertos uns com os outros, nem todos concordamos, mas conversamos e tentamos chegar a um consenso; e no final de contas, todo isso é pequeno em comparação com o que a família teve de passar.
A família está a integrar-se muito bem, tem uma casa linda e os filhos estão bem adaptados à escola.
O Patrocínio Comunitário tem braços e pernas que se estendem muito além da comunidade local e tem um efeito muito positivo. Mal consigo descrever o seu impacto; trouxe uma vibração tão positiva para a nossa própria comunidade, mas também teve um alcance mais amplo, pois outras paróquias ouviram e perguntaram como podiam replicar o que fizemos. Não é possível medir o impacto, pois há tantos aspectos positivos; une as pessoas ao fornecer um caminho para expressar bondade, demonstrar amor e dar apoio.