Viajámos até aos E.U.A. para conhecer em detalhe o programa Welcome Corps, assim como as muitas organizações, envolvidos e patrocinadores que trabalham para o sucesso do programa de patrocínio privado no país.
O Welcome Corps é um consórcio de entidades que desenvolvem e promovem o patrocínio comunitário. Este é o programa mais recente, tendo começado em janeiro deste ano. A partir de então, os cidadãos com mais de 18 anos já podem patrocinar e co-patrocinar refugiados, apoiando a sua integração durante 90 dias. Além deste programa, existe o Welcome Corps Campus dedicado ao apoio de refugiados no ensino académico, pelas universidades, durante 12 meses.
Fomos muito bem acolhidos pela organização IRIS que apoia refugiados a integrarem-se, sendo uma organização de apoio ao patrocínio. Neste âmbito, explorámos o fantástico trabalho da equipa do patrocínio privado, da comunicação e da angariação de fundos. Foi possível conhecermos o trabalho da Community Sponsorship Hub (CHS), especialmente no âmbito da disseminação. A CSH é a organização responsável por apoiar o consórcio, gerindo e apoiando as várias entidades parceiras. Também conhecemos o trabalho da HIAS, uma agência judaica que tem vindo a promover o patrocínio de refugiados desde a crise no Afeganistão em 2021 e que desde então já conseguiram apoiar mais de 131 afegãos através de 32 grupos patrocinadores. O seu trabalho na divulgação do programa e na mobilização e retenção de patrocinadores é notável. Descobrimos, também, o trabalho que a Church World Service e a Refugee Welcome Collective têm vindo a desenvolver, especialmente quanto ao apoio aos grupos e na preparação para a transição para a autonomia. Além de aprendermos sobre o programa estado-unidense, foi possível contactarmos com a equipa do programa original canadiano, que partilharam a história deste programa que serve de modelo para o resto do mundo, assim como boas práticas.
Tivemos também a oportunidade de conhecer alguns grupos patrocinadores que estão a apoiar famílias refugiadas na zona. Um dos grupos, o de Hamden Area Refugee Resettlement Task Force (HARRT), tem estado muito ativo, tendo alguns patrocinadores já apoiado uma família síria, o grupo já apoiou duas famílias afegãs e está agora a apoiar uma família ucraniana. Falámos com o grupo The Welcoming Project composto por mais de 50 voluntários de duas comunidades que estão a apoiar uma família síria. Outro exemplo admirável que pudemos conhecer pessoalmente é a parceria JCARR, composta por seis sinagogas na zona de New Haven e que, desde 2015 já acolheu nove famílias.
Esta viagem pelo programa de patrocínio dos E.U.A. foi de extrema importância, permitindo-nos conhecer novas realidades, partilhar experiências e aprender boas práticas. Foi uma honra poder contactar com organizações e pessoas tão incríveis. Um muito obrigado a todas elas!
Comments